Você sabe como o Suco de Uva Puro é elaborado?

Aqui vamos te contar mais sobre esse processo de elaboração, como diferenciar um suco puro e sobre o selo de certificação que o nosso suco Solar do Vale possui!

Além de sabor, o suco é um forte aliado à nossa saúde e na qualidade de vida de qualquer pessoa. A uva possui propriedades nutritivas e essenciais para o nosso organismo, por isso indicamos o consumo diário. Continue a leitura para saber mais sobre esta bebida saudável.  

O processo de elaboração do suco de uva puro:

Existem diversos tipos de suco de uva, por isso ressaltamos o que é verdadeiramente puro para você poder escolher a melhor opção, pois ele passa por um processo rigoroso de elaboração e certificação.

Durante o cultivo da matéria prima, existe um acompanhamento do enólogo da vinícola em cada produtor responsável pelo fornecimento de uva. Com registros no caderno de campo e visitas às propriedades que cultivam as variedades. Antes da uva ser aceita há uma avaliação feita por ele em relação a quantidade, sanidade e tipos de cultivares.

Após a colheita, a primeira etapa é o recebimento das uvas escolhidas para o processamento, que são uvas cultivadas na Serra Gaúcha. As principais variedades são Bordô e Isabel, para o suco tinto, já o suco branco é elaborado com as variedades Niágara Branca e Lorena.

Elas são recebidas na cantina, onde são pesadas e acontece a medição do grau, para identificar o nível de açúcar próprio da fruta. Em seguida, são desengaçadas em um processo de separação dos grãos dos cachos, esses grãos são processados e destinados ao tanque pulmão onde acontece o aquecimento da uva desengaçada. Este é um processo térmico que inibe o desenvolvimento de micro-organismos garantindo sua sanidade.

Processo de Desengace

Após, a uva é destinada a um tanque, onde é determinado um tempo para a extração de cor e aroma, seguido pela separação de sólidos e líquidos, na prensa pneumática (líquido é separado do bagaço). Este será destinado para prensagem e reutilizado para outros fins.

O líquido é armazenado em tanques de inox, passando após pelo decanter para a separação das borras mais finas. O líquido é armazenado em tanques e passa por um aquecimento. Nesta etapa elimina-se possíveis micro-organismos que podem estar presentes. O suco pronto segue para armazenamento em tanques fechados e herméticos de inox. Desta forma não irá entrar oxigênio e possíveis microorganismos. Após essa fase ele está pronto para comercialização.

Nosso suco, é puro, por isso, em todo o processo não há adição de açúcar, água, conservantes ou antioxidantes. Utilizamos apenas UVA e processo.

Foto 1. Pasteurizadores | Foto 2. Controladores de pressão dos tanques

E como identificar se o Suco é Puro?

Se o suco possuir o SELO DE PUREZA, é puro. A informação também é descrita no contra rótulo do produto, nos ingredientes. Nos sucos de uva puro o único ingrediente é o suco de uva.

O Selo do Suco de Uva Puro / Certificado de Pureza e Qualidade é expedido pela Associação Brasileira de Elaboradores de Suco de Uva Puro garantindo que o suco seja elaborado:

– Sem adição de qualquer tipo de conservante ou antioxidante;

–Sem adição de açúcar, a doçura da bebida é garantida somente pelo açúcar próprio da uva que o compõem.

– Sem adição de água

Isso significa que o Suco de Uva selado não possui qualquer outro ingrediente que não seja a matéria-prima de origem: uva. Essa diferenciação é importante pois existem outros sucos de uva no mercado que não atendem necessariamente aos requisitos do Suco de Uva Puro. Saiba mais em www.sucodeuvapuro.com.br

Deixe uma resposta