‘‘Muitas são as formas de proteger o
passado e reverenciar nossa História
Vanja Hertcert

Cultura, arte e tradição moldam a história do vinho ao longo dos séculos. A maneira dedicada e de alta sensibilidade com que são elaborados, aproxima o trabalho feito por enólogos ao de artistas.
Para homenagear este legado histórico, a Cave do Sol traz, em sua sede, uma curadoria de peças utilizadas pela família durante sua jornada no mundo do vinho. São peças raras, apresentadas em sua forma original ou dando forma à esculturas emblemáticas, que elevam a função de cada objeto ao estado da arte.

O Sol Negro

Criação e execução: Atelier de Aido Dal Mass e Rubens Sant’Anna Filho
Assessoria técnica: Eng. Valmor Rizzotto e Arq. Vanja Hertcert

Proposta: em forma circular, antigas bombas utilizadas por nossos antepassados no processamento da uva, representam o Sol Negro.
O astro rei se eleva para compor junto ao cenário da vinícola, trazendo uma nuance singular e expressiva, que emoldura os dias e as noites. Consolida o passado de união e trabalho em torno do vinho.

Uvas ao Sol

Criação e execução: Atelier de Aido Dal Mass e Rubens Sant’Anna Filho
Equipe de apoio: Anderson de Lima e Wilian dos Santos

Centenas de peças metálicas, cortadas dos aros das pipas que armazenaram suco e vinho por décadas na antiga vinícola, foram dispostas uma a uma, de forma a contar em linguagem gráfica minimalista, dezenas de anos de história. Representam a uva, matéria-prima que domina a paisagem e a produção do Vale dos Vinhedos. Uma homenagem ao suco e ao vinho, através do resgate de elementos da trajetória da empresa, com a utilização de peças do acervo existente na unidade desativada, em Flores da Cunha.

Sol em Mosaico

Execução: Karen Poletto Jacobs, Artista Plástica

‘‘O sol imortalizado na Cave, projetada especialmente para homenageá-lo, é a interpretação de um sonho de família traduzido pela designer Sirlei Chiminazzo.
Chegou a mim uma imagem multicolorida, cheia de linhas traçadas à mão, quase primitiva. Linhas e cores que ficam e que vão. Cacos coloridos se unem e surge um trencadis de um novo sol. Iluminado!’’

As Uvas do Sol

Criação e execução: Atelier de Aido Dal Mass e Rubens Sant’Anna Filho

Escultura em formato de painel, representando a beleza e sinuosidade do cacho de uva. Na execução do engaço foram aplicados canos diversos da antiga vinícola. Já para as uvas utilizou-se peças do emblemático destilador de cobre remontado no pátio da vinícola. Os grãos de uva exploram a cor e a luz naturais do material empregado - liga de cobre e latão. O formato raiado expressa a presença e a força do sol em cada fruto.
Formato: 4x2m.

Destilador

Partes de destiladores emblemáticos da nossa história, estes equipamentos foram utilizados ao longo de 70 anos, para produção de destilados. O processo de destilação (do Latim 'de-stillare' que significa 'gotejar'), consiste na separação do álcool através da sua evaporação e condensação. Historiadores afirmam que o destilador foi, muito provavelmente, inventado por volta do ano 250 d.C.
Os discos que ficavam no interior destas colunas foram utilizados para a produção da obra As Uvas do Sol, exposta no interior de nossa vinícola.

Fonte 4 Elementos

Criação Arq. Vanja Hertcert

A Cave do Sol foi construída numa TERRA abençoada, onde o AR puro chega abundante em cada estação. O FOGO representado pelo sol, com nome e arte fundidos aquece a paisagem. Para completar a homenagem aos quatro elementos, a ÁGUA que limpa, refresca e purifica, está nesta fonte que, com sua atividade constante, traz a certeza da vida em movimento.

Sobre nós

Conheça a Cave do Sol

VER MAIS

Linha do tempo

Uma jornada pelo mundo do vinho

VER MAIS

Cultura

Nosso legado em forma de arte

VER MAIS

Estrutura

Uma estrutura ímpar no coração do Vale

VER MAIS

Selo Suco de Uva Puro

Pureza e excelência

VER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO