‘‘Os sonhos vão nascendo. Um a um.”
Arnaldo Passarin

Um sonho que começou na Itália e se tornou realidade no Brasil. Foi um longo caminho para chegar até aqui. A cada realização, um novo sonho, um novo objetivo de vida.

E foi assim que, pouco a pouco, nasceu a Cave do Sol, motivo de orgulho para a família Passarin. Por trás do belo complexo instalado hoje no Vale dos Vinhedos, há muita história e muito trabalho.

Se tudo começou com Giuseppe Passarin e Caterina Bitto, hoje são Arnaldo e Arlete Passarin, juntamente com seus filhos, que cultivam a paixão pelo vinho e representam esta longa trajetória.

NOSSOS
TERROIRS

Tipo de uvas:
Cabernet Sauvignon
Merlot
Marselan
Chardonnay
Moscato
Uvas para Espumantes
Uvas para Sucos

Referência na produção brasileira de vinhos de alta qualidade, a Serra Gaúcha responde por cerca de 85% da produção nacional. Nesta região, além de elaborarmos vinhos brancos e tintos de referência, também produzimos o Suco de Uva Puro e os nossos espumantes, bebidas que dão a este terroir lugar de destaque a nível mundial.

Tipo de uvas:
Tannat
Cabernet Franc

Ao mesmo tempo em que abrigam alguns dos mais antigos vinhedos do Brasil, as pequenas planícies e colinas da porção meridional do Rio Grande do Sul, já na fronteira com o Uruguai, têm nos presenteado com excelentes uvas.
As uvas deste terroir, quando vinificadas, se transformam em expressivos e intensos vinhos, caracterizando perfeitamente o seu local de origem.

Tipo de uvas:
Malbec
Gewurztraminer

A mais nova região produtora, localizada no centro-sul do estado, apresenta resultados muito promissores. Essa região tem o menor índice de chuvas do Estado do Rio Grande do Sul, além de noites frias mesmo no verão, justamente a época da maturação das uvas. Essas condições naturais ajudam as uvas a ter maior concentração de cor e estrutura, contribuindo para o potencial de envelhecimento dos vinhos tintos e garantindo frescor e delicadeza para os vinhos brancos.

NOSSA inspiração

Todos os dias ele volta, nos trazendo luz, calor e vida. Divide em ciclos o nosso tempo: dias, meses, anos. Além de vivificar a Terra, o brilho do sol manifesta o que é material. Renova a energia das pessoas, da natureza, do mundo. É graças a ele que as videiras cultivadas se multiplicam, em quase um século de história. Se o vinho já está no DNA, legado dos ancestrais, o sol é o propulsor dessa paixão. Cada volta ao redor dele, uma safra. Um ano de vida. Um ciclo que se fecha e outro que se abre. Porque é assim que vamos em frente: sempre em movimento. No coração do Vale dos Vinhedos, uma homenagem àquele que é nossa fonte e inspiração diária.

sustentabilidade

“Fazemos o que é certo, por que para nós, o certo é a única maneira possível de desenvolver o negócio.”
Arnaldo Passarin

Acreditamos que tudo que é feito com paixão, se reflete na entrega final. Por isso, além de todos os cuidados com a qualidade dos nossos produtos, também temos responsabilidades em outras alçadas do nosso negócio.

Em tudo que realizamos, pensamos na cadeia produtiva, com comprometimento, amor ao território e respeito ao meio ambiente.

Sustentabilidade social

por Augusto Frizzo, da Família Frizzo, que há três gerações entrega sua produção de uvas para a Família Passarin.

“Mais do que produzir uvas, construímos uma parceria de gerações com a Família Passarin. Meu avô, meu pai e eu estamos juntos nessa jornada de dedicação ao cultivo de uvas e amor à terra, com a tranquilidade de termos conquistado o destino certo para o fruto de nosso trabalho.”


Sustentabilidade ambiental

por Jacinta Valente, Consultoria de Qualidade e Segurança de Alimentos.

“A Cave do Sol é uma empresa familiar, que tem a sustentabilidade como um norte, para assim cuidar do que é de todos. Busca preservar os recursos naturais que são um bem de toda comunidade, através da diminuição dos impactos que possam ser causados por sua operação. Além disso, cria oportunidades no meio em que atua e favorece o desenvolvimento do crescimento mútuo. A empresa cuida da água, preservando este recurso vital à continuidade da vida, por meio do tratamento e destinação correta de 100% dos resíduos sólidos e líquidos gerados, promovendo a reutilização de tudo que pode ser reciclado. Também promove o uso de energia renovável, através do uso de sistema de energia solar, diminuindo assim o uso da energia gerada por hidrelétricas.”

Sustentabilidade arquitetônica

por Vanja Hertcert, arquiteta responsável pelo projeto e execução

“Muitas são as formas de proteger o passado e reverenciar a história. Ao iniciar o projeto da Cave do Sol, selecionamos peças e equipamentos que haviam sido utilizados ao longo da trajetória da família para dispor em um novo contexto. E fomos além: recuperamos as madeiras das imensas pipas para fazer o mobiliário e recolhemos milhares de tijolos da construção antiga para com eles, revestir os novos ambientes, trazendo as marcas do tempo. Estamos certos de que toda a energia desse passado incrível, pautado no amor e na dedicação, estará presente no novo momento desta narrativa.”

Sobre nós

Conheça a Cave do Sol

VER MAIS

Linha do tempo

Uma jornada pelo mundo do vinho

VER MAIS

Cultura

Nosso legado em forma de arte

VER MAIS

Estrutura

Uma estrutura ímpar no coração do Vale

VER MAIS

Selo Suco de Uva Puro

Pureza e excelência

VER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO