Vinho e arte

Em recente publicação da Business Week, uma das mais conceituadas publicações de vinhos e bebidas do planeta, são destaques as vinícolas Top 10 do mundo, que trazem a arte através da arquitetura inovadora, difereciada, moderna ou tradicional, mas sempre com o poder do  inusitado e do belo, presente em suas formas.

A primeira desta seleção é a argentina Zuccardi, um tributo aos Andes. O edifício parece emergir do solo e integrar-se completamente à paisagem. Entre as dez, estão a italiana Antinori, a americana Robert Mondavi, a chilena Montes, a uruguaia Garzon, a francesa Chateau Lafitte e a espanhola Marqués de Riscal. Todas únicas, com construções que encantam e trazem a arte nas formas como se destacam ou se fundem com a natureza.  Seduzem, respeitam o entorno e se integram nos espaços. Prédios magníficos que por si só, representam uma forma de comunicar a essência de cada vinícola, sendo uma representação do vinho que elaboram. 

Nos vinhos, a arte estampada nos rótulos já é tradição ao redor do mundo. Há quase oitenta anos, a Chateau Mouton Rotschild traz grandes artistas em seus rótulos e mantém um acervo no próprio Museu de Vinho na Arte, com obras de grandes nomes, passando por Picasso, Miró, Chagall e Dali, ao contemporâneo e renomado coreano Lee Ufan, que fez o rótulo da safra 2013. São exemplos de grandes artistas que tem suas obras estampadas nos rótulos da vinícola.

No Brasil, já há uma trajetória de aplicar arte nos rótulos, com o Salton Volpi, Romero Brito estampado no Miolo Gamay e a Valduga com seu Villabos, um dos mais conceituados vinhos do Brasil. Pintura e música embalando a vitivinicultura brasileira.

A Vila Francioni, em Santa Catarina, expõe um importante acervo de obras de arte e, na Serra Gaúcha, a recém aberta Cave do Sol, apresenta grandes obras a céu aberto, que iluminam o Vale dos Vinhedos e trazem a arte produzida a partir do mundo do vinho, para mundo do vinho.  Os artistas locais Aldo Dalmás e Rubens Sant’Anna criaram uma série de obras a partir de materiais que fizeram parte de dezenas de anos de história da vinicultura na Família.  

E, para completar, se nos detivermos em frente à uma garrafa de vinho, veremos o fruto do trabalho de verdadeiros artistas. Quer nas magníficas construções, na arte que estampa os rótulos, ou no conteúdo.  Sim, no conteúdo: quantas vezes já ouvimos a expressão “a arte de elaborar vinhos!” Quantas vezes no deparamos com uma taça de vinho que nos faz contemplar?  É possível, que a beleza do momento seja a nossa interpretação à obra dos verdadeiros artistas do vinho: nossos enólogos. Afinal, vinho é arte.

Deixe uma resposta