Benefícios do Consumo do Suco de Uva

Benefícios Consumo Suco de Uva

Por Caroline Dani

Estudos recentes da comunidade cientifica clínica, enfatizam a importância de uma microbiota saudável e funcionante, beneficiando a imunidade e diminuindo as chances de doenças agudas e crônicas. Segundo alguns, crianças que mantém uma dieta saudável, com base, em frutas, legumes, grão integrais e leguminosas possuem uma microbiota mais estável, enquanto as crianças que tinham uma dieta baseada em alimentos refinados, condimentos, produtos açucarados e bebidas artificias mostram maior variedade e instabilidade na microbiota. Sabe-se que, alguns micronutrientes, como polifenóis, antocianinas, flavonoides, fibras dietéticas, gorduras poli-insaturadas e vitamina A, provenientes de frutas, chás e bebidas estão positivamente associadas a maior diversidade microbiana, onde pode ocorrer o aumento de bactérias benéficas e restrição das caracterizadas como patogênicas. Em contrapartida uma dieta rica em sódio, açúcares refinados, gorduras saturadas, excesso de carne vermelha está relacionada com a baixa diversidade de bactérias, e podem contribuir para o aumento de bactérias maléficas circulantes na microbiota intestinal.

Em uma pesquisa com ratos, observou-se que o consumo de bagaço da vinificação aumentou os níveis de bifidobactérias e reduziu os níveis de bactérias patogênicas. De acordo com o autor, o benefício pode ser atribuído a presença de frutanos e outros polisacassarídeos presentes no bagaço da uva o que pode estar agindo como probiótico. Ainda tem sido estudado que diferentes tipos de polifenóis nos alimentos, podem alterar a síntese da microbiota, restringindo o aumento de bactérias patogênicas e aumentando o crescimento de bactérias probióticas, aumentando a diversidade no trato gástrico.

Nesse contexto, sabe-se atualmente que várias doenças, desde falta de defesas imunológicas até doenças neurológicas têm associação com o desiquilíbrio na microbiota. Desta forma, acreditamos que o suco de uva é um excelente aliado no equilíbrio da microbiota e assim nos conferindo mais saúde. Dentre os aspectos a serem beneficiados está a nossa defesa contra os patógenos, visto que melhora o nosso sistema imune.

O suco de uva contém de 1,5 a 3,0 gramas por litro de minerais, contribuindo para o suprimento de minerais essenciais ao organismo, como cálcio, fósforo, sódio, magnésio, manganês, ferro, potássio, cromo, cobre, cobalto, selênio e zinco. Sugere-se que o suco de uva, tanto orgânico quanto convencional, apresentam intensa propriedade antioxidante com forte correlação positiva com a concentração e compostos fenólicos, podendo assumir que o suco de uva possui atividade hepatoprotetora. Conforme análises pesquisadas com diferentes tipos de uva, indicam que os sucos de uva branca e roxa podem ser usados ​​como antioxidantes e fontes nutricionais.

O suco de uva apresenta em sua composição uma diversidade de substâncias, entre elas, polifenóis, antocianinas, resveratrol, catequina, epicatequina, procianidinas e ácido ascórbico, que são componentes capazes de neutralizar os radicais livres e\ou espécies reativas, minimizando o estresse oxidativo. O estresse oxidativo está envolvido em diversos processos fisiológicos e patológicos no organismo, tais como, fatores múltiplos do envelhecimento, doenças pulmonares (enfisema), além de ser um dos vários fatores que podem estar relacionados com o aparecimento de doenças neurológicas como Doença de Parkinson, esclerose múltipla e Doença de Alzheimer. As principais vias de ação dos polifenóis são através de sua atividade anti-inflamatória e capacidade.

Evidências científicas sugerem que compostos fenólicos obtidos através da dieta são responsáveis pelos benefícios à saúde relacionados à modulação de importantes parâmetros fisiológicos como: funções vasculares e plaquetária; pressão sanguínea e perfil lipídico; e aumento da resistência ao estresse oxidativo, processos inflamatórios e disfunções endoteliais.

Abaixo apresentamos os principais benefícios já relatados ao consumo do suco de uva a saúde.

E o suco de uva modula o sistema imune?

Os polifenóis presentes na uva previnem doenças inflamatórias relacionadas ao intestino e ao nosso organismo. Os polifenóis e vitamina D são úteis para a regulação de respostas inflamatórias. Polifenol é o nome genérico para terpenóides, carotenoides e flavonoides que consistem em uma variedade de compostos contidos na uva.  Sabe-se que estes compostos melhoram a disbiose (complicação da microbiota intestinal) induzida pela síndrome metabólica e regulam doenças inflamatórias induzidas pela produção de TNF-α. Uma vez absorvidos, os flavonoides se transformam em forma de glúonida, movem-se para a corrente sanguínea e atingem os locais inflamatórios, incluindo fígado, pulmão e locais de arteriosclerose, onde se tornam ativos.

Sendo assim,  estes estudos vem comprovando que os polifenóis participam da prevenção de doenças inflamatórias como doenças inflamatórias relacionadas ao intestino, melhorando a nossa defesa, e assim podendo nos ajudar na defesa contra os patógenos, como vírus, bactérias e parasitas.

Ou seja, se você quer ficar mais saudável e estar mais protegido, consuma suco de uva: 100 a 200 ml para crianças a partir de 1 ano de idade e 300 a 400 ml por dia para adultos.

Deixe uma resposta