Decanter, um aliado para aflorar as melhores características do vinho!

Utilizado desde a antiguidade, este charmoso recipiente é um aliado para separar sedimentos em alguns vinhos e aerar outros, ressaltando as características, permitindo suavizar taninos e deixar aromas mais evidentes.

História

Na Roma Antiga, o decanter era utilizado exclusivamente para servir o vinho em jantares, como uma espécie de jarro. Os pioneiros no manuseio do vidro, os romanos antigos, foram os responsáveis pela fabricação deste instrumento neste material. Anteriormente outros povos utilizavam a peça em bronze, prata ou ouro.

Nos tempos modernos o decanter ganhou notoriedade para finalidades específicas. A ideia de filtrar os sedimentos nos tintos com potencial de envelhecimento é a base do propósito do objeto. Além de separar resíduos naturais do vinho, os vinhos envelhecidos se tornam mais persistentes e concentrados se servidos com o decanter, pois tem a função de facilitar a oxigenação do vinho, realçando seus aromas e paladar. A peça é tão famosa e utilizada por especialistas por ter a função de ampliar sabor e bouquet do vinho.

Quando utilizar o decanter?

O processo de decantação varia de acordo com o vinho, se é envelhecido ou jovem. No caso de vinhos jovens, a oxigenação faz com que o vinho aflore, suavizando os taninos em boca  A decantação dos vinhos jovens  não exige muito tempo, alguns minutos já é possível para aflorarmos mais os aromas.  Este processo tornará a experiência mais agradável com uma percepção mais intensa.

Os vinhos envelhecidos exigem um tempo maior de preparo para a decantação.  Por vezes desenvolvem sedimentos que podem ser separados no momento da decantação. Estes precipitados é uma alteração natural do vinho que se desenvolve com o passar do tempo, os chamados bitartaratos de potássio ou cristais. Para que os sedimentos fiquem no fundo da garrafa, deixe-a na vertical, quando os sedimentos estiverem no fundo, abra o vinho e despeje de forma lenta o conteúdo no decanter, deixando passar o vinho pelas paredes do recipiente, observando o aparecimento de sedimentos. Pare de despejar assim que visualizar. Vinhos muito antigos ou encorpados são mais delicados, necessitam um tempo maior de oxigenação para que o bouquet seja aflorado. Alguns vinhos necessitam de horas em algumas ocasiões para atingir seu maior potencial.

Os vinhos simples tintos ou brancos leves não precisam ser decantados, pois afloram rapidamente seus aromas florais e frutados.

Os tipos de decanter

Há muitos modelos trabalhados e decorados, com curvaturas diferentes. Um dos mais famosos é o decanter Bico de Cisne, por causa do seu formato. Outros com bases mais longas ou pescoço mais verticalizado, mas as finalidades são sempre as mesmas.

Como decantar um vinho?

Incline a garrafa a um ângulo de 45º em direção ao decanter. Você pode utilizar algum tipo de luz voltada ao ombro da garrafa para ver os sedimentos (no caso de vinhos envelhecidos). Faça movimentos circulares suavemente com o decanter para que os aromas se volatizem. Aguarde algum tempo conforme a tipologia do vinho . Sirva o vinho em uma taça e teste seus aromas e percepção em boca. Agora é só degustar!

Deixe uma resposta