Celebre o Cabernet Franc Day!

Uma variedade ancestral que deu origem à Cabernet Sauvignon, Merlot e Carmènére. De origem francesa é muito cultivada no mundo todo. Tamanha sua importância, ela possui até uma data especial: 04 de dezembro quando comemoramos o Dia Internacional da Cabernet Franc.


Ela foi a uva mais plantada do Brasil nos anos 70, mas acabou perdendo espaço posteriormente para as uvas Cabernet Sauvignon e também a Merlot. A Cabernet Franc continua sendo uma variedade muito importante no Brasil que possui vinhos de grande presença e expressividade. De planta vigorosa, média maturação, adapta bem a solos calcários. A videira de Cabernet Franc floresce e amadurece seus frutos mais cedo do que outras variedades.


A Cabernet Franc se adapta a diversos climas e terroirs, suas características, quando em sua melhor expressão, produzem vinhos que possuem menos presença herbácea que a variedade Cabernet Sauvignon, tornando-a mais elegante e delicada, apresentando corpo leve a médio.


A Cave do Sol possui em seu portfólio o varietal Cabernet Franc, elaborado na Campanha Gaúcha. Um vinho concentrado, com presença de frutas maduras que lembram ameixas, envolto por notas florais, como violeta. De coloração rubi, apresenta um aspecto límpido e brilhante. Com taninos elegantes, acidez refrescante e retrogosto prolongado e agradável.


O Cave do Sol Cabernet Franc permaneceu em barricas de carvalho francês por 8 meses e após mais 24 meses de maturação em cave.

Dicas de harmonização:
Codorna recheada, massas com molhos condimentados, carnes vermelhas assadas, queijos de média maturação.

Aproveite o Cabernet Franc Day e aprecie!

Deixe uma resposta