A Cave do Sol e seus terroirs

O conceito de terroir vai além das pré-condições naturais de uma região.  Fatores naturais como tipo de solo, clima, exposição solar, índice de chuva, umidade, variedade cultivada, combinados com manejo do vinhedo, atuação humana e técnicas de vinificação dão a alma para um vinho e marcam as características de cada local de origem, sendo impossível obter o mesmo resultado em outras regiões do mundo.

Deste modo, o vinho poderá, a cada safra, contar sua própria história, nos transportando ao seu local de origem e suas tradições.

A possibilidade de conhecer vinhos de diferentes terroirs em um único lugar, é o que nós propomos na Cave do Sol. Por isso, nossos vinhos, espumantes e sucos de uva são elaborados a partir de uvas cultivadas em três importantes regiões vitícolas.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é serra.png

Referência na produção brasileira de vinhos de alta qualidade, a Serra Gaúcha responde por cerca de 85% da produção nacional. Localizada na região nordeste do Rio Grande do Sul, é o território vitivinícola mais tradicional do país, tendo sua cultura de produção diretamente relacionada com a residência de imigrantes italianos há praticamente um século e meio. Nesta região, além da elaboração de vinhos brancos e tintos de referência, também se destaca pela produção de suco de uva e pelos espumantes, bebidas que dão a este terroir lugar de destaque a nível mundial.

Conheça mais desse terroir degustando o vinho Cave do Sol Merlot e o espumante Cave do Sol Brut

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é sudeste.png

A mais jovem região gaúcha é também uma das mais promissoras. Localizada no centro-sul do Estado, e com relevo suave-ondulado, está em uma altitude média de 350 metros. Essa região tem o menor índice de chuvas do RS, além de noites frias mesmo no verão, justamente a época da maturação das uvas. Os vinhos brancos elaborados com uvas provenientes da região têm se destacado por sua acidez pouco marcante, porém com boa persistência em boca e intensidade aromática. Nos tintos, fica evidente a coloração profunda e os aromas de média intensidade, delicados, com tendência mais para o frutado.

Deguste a Serra do Sudeste através destes rótulos: Cave do Sol Gewurztraminer e Cave do Sol Malbec

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é campanha.png

Ao mesmo tempo em que abrigam alguns dos mais antigos vinhedos do Brasil, as pequenas planícies e colinas da porção meridional do Rio Grande do Sul, já na fronteira com o Uruguai, têm nos presenteado com excelentes uvas. Região produtora mais quente do Estado, se destaca pelo cultivo de variedades como Tannat, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon.
As uvas deste terroir, quando vinificadas, se transformam em expressivos e intensos vinhos, com potencial de guarda elevado, caracterizando perfeitamente o seu local de origem.

Prove os vinhos da Campanha Gaúcha: Cave do Sol Tannat e Cave do Sol Cabernet Franc

Deixe uma resposta